Todo torcedor fanático por futebol já fez alguma coisa indevida por seu time. Gastou o dinheiro que não tinha pra ir ao estádio, faltou à escola ou ao trabalho inventando uma desculpa esfarrapada para poder ver a partida ao vivo pela televisão. Geralmente, esse tipo de comportamento tem algum tipo de consequência no dia seguinte. Mas, no caso que contaremos a seguir, o amor de um torcedor por seu clube de coração salvou sua vida.

Era 11 de setembro de 2011. Essa data todos nós conhecemos. Foi o dia do maior atentado terrorista da história, onde as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, vieram abaixo. Bem longe dali, na Itália, a Roma, então atual campeã italiana após 18 anos de jejum, estreava na disputa da Liga dos Campeões da Europa, recebendo o Real Madrid no Estádio Olímpico.

Nos Estados Unidos vivia Anthony Zomparelli. Norte-americano de nascimento, ele é filho de imigrantes italianos que se mudaram para a terra do Tio Sam em 1970 e, desde criança, herdou do pai o amor pelo futebol e o fanatismo pela Roma.

Naquele 11 de setembro Zomparelli resolveu contar uma mentirinha para poder ficar em casa e acompanhar pela televisão o retorno da Roma à Champions League: de manhã ligou para o chefe, e disse que estava doente e não ia trabalhar naquele dia. Mal sabia ele que sua mentira para ver futebol acabaria salvando sua vida. O escritório da empresa onde Zomparelli trabalhava ficava no 100º andar da primeira torre do World Trade Center, em Nova York. Após o atentado 291 funcionários da empresa em que Zomparelli trabalhava morreram no choque dos aviões com as torres gêmeas. Mas ele escapou. Graças ao futebol e ao seu amor pela Roma.

No ano seguinte, a Roma foi aos Estados Unidos enfrentar o mesmo Real Madrid em um amistoso. Os jogadores do time italiano ficaram sabendo da história de Zomparelli e ele teve a oportunidade de se encontrar com o atacante argentino Batistuta e o volante italiano Tommasi. Alguns anos depois, em 2007, numa visita a Itália, Zomparelli finalmente se encontrou com seu maior ídolo romanista: Francesco Totti.

zomparellis-og-totti

Anthony Zomparelli se encontra com jogadores da Roma nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Site oficial da Roma)

Mais uma história daquelas improváveis e inacreditáveis, que só o futebol é capaz de proporcionar. E mais uma vez somos obrigados a repetir aquela velha frase, mas que nos emociona a cada vez que falamos: o futebol é muito mais do que um jogo.

 

Comentários

comentário