por Beatriz Vieira

1º de maio de 1994, um domingo como o dia de hoje, o Brasil chorava a morte de um dos maiores heróis nacionais, de um dos seus maiores ídolos, o piloto Ayrton Senna. O tricampeão mundial de Fórmula 1 nasceu em 21 de março de 1960. Aos 34 anos, ainda no auge de sua vida como piloto, o piloto se preparava para um curva na sétima volta do Grande Prêmio de San Marino, na Itália, quando bateu contra o muro, a quase 300 quilômetros por hora, na curva de Tamburello. No impacto, uma das rodas atingiu o capacete do piloto, afundando uma parte do crânio, levando-o a óbito. A morte foi anunciada somente quatro horas depois, pela equipe do hospital de Bolonha. Mesmo 22 anos após a sua morte, o piloto continua a ser inspiração para muita gente e o seu legado vai muito além do esporte.

No aniversário de morte do piloto Ayrton Senna, muitos pilotos, equipes da Fórmula 1 e famosos em geral o homenagearam nas redes sociais. O tricampeão mundial conquistou o título da fórmula 1 nos anos de 1988, 1990 e 1992, sempre como piloto da McLaren. Neste domingo, 1º de maio de 2016, pela primeira vez desde a morte do piloto brasileiro em San Marino, é disputada um Grande Prêmio da categoria nesta data. Antes de os motores roncarem no circuito de Sochi, na Rússia, pilotos e equipes, sendo duas delas da qual o tricampeão mundial fez parte, fizeram postagens em memória do tricampeão mundial em suas contas nas redes sociais. Com uma foto de Ayrton e a bandeira do Brasil, a Williams, última escuderia defendida pelo campeão, escreveu: “Uma verdadeira lenda #NuncaEsquecido Ayrton Senna 1960-1994”. A escuderia traz um “S” de Senna no bico de todos os seus carros desde o acidente fatal.

A McLaren, por sua vez, equipe pela qual o piloto conquistou seus três títulos mundiais, postou imagens de Senna cruzando a linha de chegada em primeiro e, comemorando uma vitória no pódio. Na legenda: “Corredor, campeão, lenda. Foi-se muito cedo, mas sempre está em nossos corações. Descanse em paz, Ayrton Senna. #LembreSenna”.

Lewis Hamilton, fã declarado de Senna, que largou em décimo na corrida de hoje, também reverenciou o ídolo com a seguinte legenda: “Lembrando o maior de todos neste 1º de maio de 2016. 22 anos. Você será minha inspiração hoje, como sempre foi”. Felipe Massa também prestou seu tributo ao piloto, resumindo-o em uma palavra: “Gênio”. Felipe Nasr, por sua vez, foi simples e correu com um capacete com a assinatura do tricampeão.

O piloto sempre será lembrado e sempre com esse ar de herói nacional. Por isso, o Linha Esportiva não poderia ficar de fora e prestamos aqui nossa lembrança sobre esse grande piloto. Veja as homenagens que Ayrton recebeu.

Comentários

comentário