Todo ano é a mesma coisa, mas parece que os clubes – ou melhor, os cartolas – não aprendem. Pensando nisso, preparamos uma lista com os erros mais frequentes cometidos pelos times que caíram ou que permaneceram na série A por pura sorte. Se o seu time já assinalou algum item nessa lista… bem, é melhor começar a se preocupar.

1 – Vender a base do time durante o campeonato
Sabe aquela história do planejamento para a temporada? Pois é. De que adianta planejar, fechar elenco e traçar objetivos se você vender metade do seu time base ao longo do campeonato? Conhecem algum São Paulo Futebol clube que fez isso esta temporada?

“Ah, mas nós repusemos as peças!”

Não é simples assim. As vezes o jogador chega, coloca a camisa e joga, é fato, mas as vezes não – e com o nível de contratação que alguns clubes fazem isso é frequente. Jogador precisa de tempo para se adaptar a cidade, ao elenco, ao esquema tático, etc. São vários fatores que jogam contra. Se o atleta vier de fora do Brasil então, pior.

2 – Demitir técnico no meio do trabalho (plus: contratar um estrangeiro pro lugar)

“Deixa o homem trabalhar!” No Brasil é muito comum que, quando o time vai mal, quem paga o pato é o treinador. Em alguns casos isso faz sentido, mas na maioria das vezes não é a resposta. Ainda mais se o técnico foi contratado há pouco tempo. Eduardo Baptista no Atlético Paranaense, por exemplo.

A coisa se agrava quando contratam um técnico estrangeiro para o lugar: ele chega no meio da temporada, sem conhecer elenco e nem o futebol brasileiro e já tem que resolver. Paulo Bento quase derrubou o Cruzeiro no ano passado, assim como Gareca no Palmeiras em 2014.

Também não ajuda trocar o treineiro a cada cinco rodadas…

3 – Achar que as primeiras rodadas definem suas pretensões no campeonato

Não é porque o time vai bem nas primeiras 5 rodadas do campeonato que irá brigar pelo título ou por vaga na Libertadores. O Coritiba está cansado de começar o Brasileiro muito bem e depois brigar no meio da tabela. O Santa Cruz ano passado chegou a liderar o campeonato por um tempo e depois acabou rebaixado. Este ano foi a Chapecoense que estava muito bem e já começou a cair, fato que derrubou Vagner Mancini do comando da equipe, logo após ser campeão estadual.

4 – “Time grande não cai”

Essa frase serve pra torcedor e somente para torcedor! Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Botafogo, Vasco… todos gigantes! Todos com visitas a série B (alguns até em mais de uma oportunidade). Time grande cai sim!

Outro erro é usar como bengala o argumento de “tem times piores no campeonato”. É assim que os clubes, mesmo dentro do zona do rebaixamento, acham que seu elenco é bom demais para cair e que vão conseguir sair da zona no momento que precisarem. Não é assim. Quando a coisa aperta, jogadores ótimos viram medianos, medianos se tornam péssimos, a bola bate na trave…

5 – Achar que estadual é parâmetro

De 2006 pra cá, o Santos foi campeão paulista sete vezes. Quanto disso se converteu em título brasileiro? Nenhum.

O Vasco e o Internacional fizeram pior. Os cariocas levaram o estadual em 2015 e foram rebaixados no campeonato brasileiro. Os gaúchos repetiram a dose: título do estado em 2016 e degola no mesmo ano.

Quando se trata de Campeonato Brasileiro, todo cuidado é pouco. A Série B está aí e não perdoa ninguém, nem os times grandes.

Comentários

comentário