Após 19 anos, Palmeiras e Corinthians voltam a se encontrar em uma final da Paulistão. Naquela oportunidade, em 1999, o Timão levou a melhor e venceu o alviverde pela disputa, ganhando o jogo de ida por 3 x 0 e garantindo o título com um empate em 2 x 2, que ficou marcado pela pancadaria iniciada após o atacante Edílson fazer embaixadinhas no meio de campo.

Quase duas décadas se passaram e os time, mais uma vez, se encaram em uma decisão de estadual. Tudo o que se passou na atual edição do Paulistão ficou para trás, obrigando os times a fazerem um duelo ao melhor estilo velho oeste. Agora, mais do que nunca, matar ou morrer.

Nessa hora, o velho clichê de que “clássico é clássico e vice-versa” entra em campo, fazendo todo o sentido. E eu digo o motivo. Para este que vos escreve, ambos os times são favoritos a levar o título, mas cada qual com seu tipo de favoritismo.

O Palmeiras é favorito por dois motivos. O primeiro, o desempenho que o time apresentou no campeonato. O Verdão foi praticamente incontestável. Maior número de vitórias e apenas duas derrotas, sendo uma com o time reserva. Além disso, o time tem o melhor ataque, com 29 gols feitos (tem o artilheiro da competição, o colombiano Borja, com 6 gols), além da melhor defesa, com apenas 10 gols sofridos. Uma aproveitamento de 73%.

O segundo ponto é no cara-a-cara. Quando fazemos uma comparação de nomes por posição, o alviverde leva vantagem em pelo menos oito posições, como no gol, onde Jaílson foi fundamental para levar o Palmeiras a final, principalmente na semi contra o Santos, onde fechou o gol no primeiro jogo e defendeu um pênalti no segundo.

Do lado de lá, o Corinthians também tem dois favoritismos, sendo que um deles é o mais importante. O primeiro ponto a favor do Timão é a chance de se manter como campeão Paulista. O alvinegro é o atual campeão do estadual, vencido em 2017 contra a Ponte Preta. Querendo ou não, isso tem um peso muito grande, ainda mais sendo que a possibilidade de manutenção seria em cima do principal rival.

O segundo ponto que pesa em favor do time do Parque São Jorge: aparentemente, eles entenderam o peso que esse clássico tem. Nos dois últimos jogos entre as equipes, no segundo turno do brasileiro passado e na fase de grupos do estadual, o Corinthians não tomou conhecimento do seu rival e foi muito superior em campo, por mais que erros tenham favorecido o alvinegro. E não queira discutir em relação a isso.

O Corinthians tem entrado para os Derbys com o espírito certo, enquanto o Palmeiras parece não ter entendido isso, por mais que alguns jogadores ali disputem esse jogo desde 2015. Com um espírito derrotista, algo totalmente estranho, o Verdão tem sido facilmente domina pelo Corinthians nesses duelos, que coincidentemente, foram na Arena Itaquera, palco do jogo de amanhã.

Claro que isso, por enquanto, é tudo teoria. Só vamos saber mesmo quem está certo depois que a bola rolar. O primeiro jogo da final acontece amanhã, às 16h30. O jogo derradeiro é no próximo domingo, no Allianz Parque, às 16h.

Que vença o melhor.

 

** Foto de capa – retirada (e adaptada) da página do Twiter da FPF **

Comentários

comentário