É comum criticamos dirigentes brasileiros pela falta de planejamento e pelo amadorismo que toma conta de muitos clubes em terras tupiniquins. Mas o que aconteceu na Escócia essa semana, consegue igualar ou até superar as proezas feitas pelos nossos engravatados do futebol.

O Dundee FC, tradicional time escocês, vinha de sete derrotas consecutivas e estava seriamente ameaçado de rebaixamento faltando apenas cinco rodadas para o término da Scottish Premiership, a primeira divisão do país. Os Dark Blues, como o Dundee é conhecido, demitiram o então técnico Paul Hartley e começaram a busca por um novo treinador. Pensaram em Neil McCann, ídolo do clube, mas com pouca experiência à beira do gramado. McCann havia começado e encerrado sua carreira de jogador nos Dark Blues, sendo um importante atacante pelos lados do campo da seleção de seu país, com 3 gols em 26 jogos e interessantes passagens por Rangers e Southampton. Como dirigente e treinador, Neil ficou por três anos no pequenino Dunfermline, onde não alcançou sucesso. Desde 2015, o ex-jogador estava trabalhando como comentarista na rede de televisão SkySports.

 

A aposta em um ídolo do clube que não tinha quase nenhuma experiência como treinador, mesmo que interino, já era arriscada, certo? Pois bem… Pela idolatria que tinha no Dundee e pela boa oportunidade de virar técnico em uma equipe com maior visibilidade, Neil McCann aceitou o desafio e assinou contrato apenas até o final da temporada (ou seja, por cinco jogos). Nas três primeiras partidas, a aposta pareceu dar certo: duas vitórias e um empate, dando o respiro necessário na tabela de classificação. Mesmo com duas derrotas nos últimos dois jogos, técnico e diretoria puderam comemorar a permanência do Dundee na primeira divisão escocesa. McCann teria seu contrato renovado e sua primeira oportunidade real como treinador na próxima temporada, certo? Errado!

A diretoria dos Dark Blues anunciou que o técnico não permaneceria para a próxima temporada e que “agradecia o trabalho de McCann, que cumpriu bem seu papel nas cinco semanas que esteve no Dundee”, e reportagens indicaram que o clube estaria atrás de Jack Ross, técnico do St. Mirren, da segunda divisão da Escócia, para ser o novo comandante. Neil McCann, então, anunciou que retornaria à sua função de comentarista na Sky Sports. Por pouco tempo.

O St. Mirren bloqueou a tentativa de negociação com Jack Ross e a diretoria do Dundee voltou seus olhos para quem? Sim, ele, Neil McCann. Ontem, dia 1 de junho, McCann assinou contrato com os Dark Blues até o final da temporada 2017/2018, apenas três dias depois de ter sido dispensado pela mesma equipe. Uma história surreal que combina falta de planejamento com declarações atravessadas para a imprensa.

Com tanta confusão no final dessa temporada e um técnico pouco prestigiado internamente, será que as bizarrices e a falta de profissionalismo continuarão na temporada que vem? Fiquemos de olho no Dundee FC. Tanto para novas trapalhadas, quanto para o trabalho de Neil McCann.

 

Com informações da BBC e do Daily Record

Comentários

comentário