Era pra ser tranquilo, sem sustos, com curtição. Não foi. Em duelo válido pelas quartas de final do vôlei de praia feminino, as até então invictas – e sem perder nenhum set – Larissa e Talita encontraram muita dificuldade e resistência para bater a dupla suíça Heidrich e Zumkerh, por dois sets a um.

As brasileiras entraram em quadra com a melhor campanha da primeira fase e o favoritismo, tendo em Larissa a melhor jogadora de vôlei de praia do Mundo, escolhida pela FIVB no ano passado, e em Talita a melhor atacante do planeta, selecionada pela mesma entidade. As rivais, por outro lado, não possuem muitos títulos no currículo, mas vinham embaladas por um vice-campeonato na última etapa do circuito mundial. Heidrich ainda faz sua primeira Olimpíada, e a inexperiência poderia ser um peso a favor do Brasil.

Parecia que assim seria. As brasileiras abriram 4 a 1 no primeiro set, forçando as suíças a pedirem tempo. A partir dali, começou a tensão. As suíças empataram em 4 a 4 e as duplas foram trocando pontos até o 9 a 9, quando Heidrich e Zumkerh abriram 11 a 9. Sólidas, com bons bloqueios de Heidrich e uma visão de jogo fenomenal de Zumkerh, as suíças fecharam em 23 a 21 o primeiro set, decretando o fim de uma sequência de 11 jogos de Larissa e Talita em sets.

Zumkerh fez primeiro set irretocável. Adrees Latif / Reuters

Zumkerh fez primeiro set irretocável. Adrees Latif / Reuters

E o roteiro de tensão seguiu no segundo set. Mais uma vez as brasileiras abriram 4 a 1 e sofreram a virada. Os ataques de Larissa e Talita não encaixavam e a dupla suíça parecia fazer o jogo de suas vidas. A vitória de Heidrich e Zumkerh parecia iminente quando Larissa resolveu demonstrar o porque de ser a melhor do mundo. Com 19 a 17 contra o Brasil no placar, ela atacou para diminuir a vantagem e empatou com um belo saque. Mas as suíças, aparentemente inabaláveis, conseguiam encaixar os ataques e ter match points.  Por uma, duas…na terceira, Talita foi bloqueada pela gigante Heidrich, mas Larissa salvou uma bola quase impossível. Após o levantamento, Larissa sofreu outro bloqueio, dessa vez recuperado por Talita. A melhor atacante do mundo conseguiu colocar na areia no contra-ataque, para alívio – e ataque cardíaco, provavelmente – da Arena e de todo um país. Ali, ficou claro: a vitória viria. E com as suíças salvando dois set points, fazendo o Brasil fechar um suado segundo set no bloqueio de Talita, por 27 a 25.

No tie-break, um show de Larissa. Teve largadinha no levantamento, ataques de toque, defesas espetaculares…Ainda assim, as suíças faziam jogo duro e não davam margem para erro brasileiro. Mas Larissa e Talita não erraram e fecharam o set em 15 a 13, no jogo mais emocionante e disputado do vôlei de praia feminino nessas Olimpíadas.

Larissa foi fenomenal nos momentos decisivos. Que jogo de vôlei foi esse!

Larissa foi fenomenal nos momentos decisivos. Que jogo de vôlei foi esse!

A dupla brasileira agora enfrenta as alemãs Ludwig e Walkenhorst na briga por uma vaga na final. Que o resultado se repita! Mas sem tanto sofrimento, por favor.

Comentários

comentário