O Clássico dos Milhões do último domingo, válido pela quarta rodada da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca) não valia muita coisa. O Flamengo já estava garantido na semifinal do segundo turno e também do campeonato pela classificação geral, além de desfalcado devido a Data Fifa. Já o Cruzmaltino teria ainda chances de se garantir nas semifinais nas duas últimas rodadas.

O Vasco começou o jogo melhor, com os jogadores querendo mostrar serviço para o novo técnico Milton Mendes, na segunda partida do treinador a frente do Gigante da Colina. E com apenas duas partidas o Vasco já começa a mostrar sinais de melhora após algumas alterações na equipe promovidas pelo treinador.

Milton Mendes escalou o Vasco no esquema 4-2-3-1. As principais novidades em relação ao time de Cristóvão Borges foram as entradas de Yago Pikachu e Andrezinho pelos lados do campo, com Nenê centralizado e Luis Fabiano como centroavante. Pikachu e Andrezinho não vinham sendo aproveitados com frequencia pelo antigo treinador. Com o ex-jogador do Paysandu, o Vasco ganhou uma opção de velocidade que vinha faltando pelo lado do campo. Pikachu ainda marcou dois gols desde que voltou a ser titular: o que abriu o placar contra o Flamengo e contra o Madureira.

Escalação inicial do Vasco contra o Flamengo. (Reprodução: Lineup Builder.com)

Após sair na frente no clássico, o Vasco sofreu com dois personagens velhos conhecidos do futebol brasileiro: o centroavante Luis Fabiano e a arbitragem. O Fabuloso perdeu a cabeça ao peitar o juiz, sendo expulso de forma justa e infantil. Após o gol, o Flamengo aproveitou a superioridade numérica e virou o placar com Willian Arão e Berrío. Entretanto, nos acréscimos, o árbitro Luiz Antônio Silva Santos marcou pênalti inexistente a favor do time de São Januário e Nenê fechou o placar em Brasília: 2 a 2.

Apesar da trapalhada de seu artilheiro e do resultado final com influência direta da arbitragem em um pênalti mal marcado, o Vasco começa a dar sinais de melhora após a troca de treinador. Foi um time mais compacto e organizado em campo do que era na época em que era dirigido por Cristóvão. Utilizou ainda a marcação sob pressão no campo do adversário, como no roubo de bola que resultou no gol que abriu o placar.

Milton Mendes ainda não conta com alguns de seus principais jogadores. O goleiro Martín Silva está na seleção uruguaia e a dupla de zaga titular Rodrigo e Luan lesionada. No meio campo Wagner é uma opção de qualidade no passe e Kelvin de velocidade. Ambos também estão lesionados.

Aos poucos e com atraso o Vasco vai se remontando durante a temporada e, pelo menos no início do trabalho do técnico Milton Mendes, parece dar sinais de que pode fazer um Campeonato Brasileiro digno. Provavelmente não brigará no topo da tabela mas que, pelo menos, não faça a torcida vascaína sofrer com mais um rebaixamento.

Comentários

comentário