O Masters 1000 de Paris é um torneio peculiar: último torneio da temporada antes do ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas do ano, costumeiramente tem ausências de jogadores importantes, seja por contusão ou simplesmente para priorizar a preparação de cara ao torneio decisivo.

Neste ano, a ausência simplesmente acabou com a disputa pelo número 1 do mundo. Roger Federer venceu o título do ATP da Basileia, após derrotar Juan Martín Del Potro num apertado jogo. A intensidade da decisão deixou marcas no físico do suíço, que abandonou a disputa em Paris. Com isso, Rafael Nadal ficou a apenas uma vitória na primeira rodada para garantir a liderança do ranking do mundo independentemente do que acontecer no ATP Finals de Londres. O espanhol enfrentará o sul coreano Hyeon Chung, supressivo algoz do alemão Mischa Zverev.

A organização do torneio parisiense, que já perdera Murray, Djokovic, Wawrinka, Raonic, Nishikori e Berdych, perde agora sua máxima estrela, e dependerá das boas atuações de Nadal e dos tenistas da casa para não arcar com um prejuízo gigantesco. Richard Gasquet, Lucas Pouille, Jeremy Chardy e Jo Wilfred Tsongá serão as esperanças francesas na luta por tirar a taça de Rafael Nadal.

 

DISPUTA POR VAGAS FINAIS NO ATP FINALS AGITARÁ PARIS

Seis das oito vagas no torneio que reúne os melhores tenistas da temporada já estão definidas: Rafael Nadal, Roger Federer, Alexander Zverev, Dominic Thiem, Grigor Dimitrov e Marin Cilic garantiram sua vaga em Londres. A última vaga será disputada por cinco jogadores: David Goffin, Pablo Carreño Busta, Kevin Anderson, Sam Querrey e Juan Martín Del Potro. O interessante é que todos dependem exclusivamente das próprias forças para garantir a vaga, e que poderemos ter confrontos diretos (Querrey x Carreño Busta nas quartas de final e o vencedor contra Del Potro nas semifinais) que certamente decidirão os classificados. Os cinco terão jogos acessíveis nas primeiras rodadas, mas a partir das oitavas de final pegarão cabeças de chave ou confrontos diretos.

 

BRASILEIROS GARANTIDOS NO ATP FINALS DE DUPLAS

Como a classificação para o ATP Finals não leva em consideração o ranking da ATP mas apenas os pontos deste ano, as duplas dos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares já estão matematicamente classificadas para a disputa dos oito melhores. Atualmente, Marcelo Melo e Lucasz Kubot ocupam a liderança, 450 pontos à frente de Kontinen e Peers, única dupla que pode tirar a liderança do ranking do mineiro e do polonês. Já Soares e Murray (atualmente em quarto) disputam a terceira posição com Rojer e Tecau e com os irmãos Bryan.

Comentários

comentário