Por Beatriz Vieira

No Brasil ainda existem poucos times de futebol americano e a maioria se concentra em regiões metropolitanas. Por isso foi criado o Flag Football, uma versão do esporte sem todos aqueles equipamentos, em que os jogadores usam fitas. As regras básicas são similares as do jogo profissional, mas ao invés de derrubar o jogador com a bola no chão, o defensor deve retirar uma fita (flag) para parar um down (descida/jogada). Na maioria das vezes, os jogadores usam cinto, no qual ficam presas duas flags em um velcro. O flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o football poderia trazer e também para baratear a prática do esporte, já que os equipamentos são bastante caros.

Para a felicidade dos amantes e fãs de futebol americano, a região de São Paulo conta com alguns times de Flag Football. Essa matéria falará de uma equipe em especial, o Agudos Diamonds. O time foi criado oficialmente em outubro de 2015 e o último dia 25 foi de festa em cidade. O Agudos Diamonds venceu a equipe dos Badgers, da Unesp de Bauru, por um placar de 44 a 0. Sobre a preparação para o jogo, o membro da diretoria, Abraão Rodrigues, conta: “Temos uma preparação pré-programada com treinos físicos, táticos e técnicos visando o crescimento da equipe. Fizemos alguns ajustes para esse jogo com treinamentos prolongados para acertarmos alguns detalhes”.

Além do jogo, o público contou com uma festa junina e também com a participação das cheerleaders do Agudos Diamonds. “O resultado do trabalho das cheers foi mais do que o esperado. Como era a estreia, confesso que ficava um certo ar de desconfiança no ar, mas assim que elas pisaram naquele gramado, deram um show. Todos elogiaram e o melhor, elas pegaram gosto e já pediram o próximo jogo”, comenta o gerente de marketing do Diamonds, Felipe Gomes.

A festa Junina

A festa Junina

O jogo, juntamente com a festa junina, teve o objetivo de arrecadar verba para o time disputar campeonatos futuros, como o Paulista de Flag. A equipe pretende participar de competições no próximo ano e para arcar custos com viagens, eventos como a festa junina são cruciais para a arrecadação de verba. “Temos como programação alguns jogos amistosos para o ano de 2016 para preparar uma equipe forte e com um pouco mais de experiência para disputar o campeonato paulista ano que vem”, comenta um dos membros da diretoria e Quarterback, Júlio Taveira.

O evento foi um sucesso para os organizadores e até os surpreendeu. “Sabíamos que fazer um evento de futebol americano pela primeira vez em Agudos seria um desafio, ainda mais com o frio da noite. A festa junina foi pensada justamente pra isso. Pra atrair também e mais pessoas conhecerem o esporte! Acreditamos que 200 a 250 pessoas participaram do evento. Não tínhamos expectativa para o evento, justamente por ser uma novidade total. Não sabíamos como seria a aceitação da comunidade. Estamos satisfeitíssimos com o resultado geral”, ressalta Felipe.

O jogo terminou em 44 a o em favor da equipe de Agudos, com seis touchdowns, um safety e um pick six. O MVP da partida foi o running back Felipe Gomes. Confira quem pontuou!

#12 Taveira para #88 Dodô – XP no good
#12 Taveira para #10 Miglioli – XP no good
#12 Taveira para #3 Abraão – 2pt no good
Safety #99 Shin
#12 Taveira para #89 Pai – 2pt no good
Pick Six #52 Evandro
#12 Taveira para #23 Gois – 2pt no good
#12 Taveira para #20 Felipe – XP no good

O Linha deseja sorte aos times e muita força para continuar a valorizar o esporte e colaborar tanto para o crescimento dele pela nossa terra.

Comentários

comentário