É normal que em um campeonato de pontos corridos as atenções estejam voltados para quem disputa o título. Em 2016, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro são os líderes, despertam maior interesse da mídia e, dificilmente, o título brasileiro não ficará na mão de um dos três. Entretanto, um coadjuvante rouba a cena no segundo turno e surpreende todos aqueles analistas e torcedores de futebol que gostam de arriscar um palpite: o Botafogo.

O Alvinegro Carioca, que já teve Garrincha e Túlio Maravilha como ídolos, foi duas vezes campeão brasileiro e 20 vezes campeão carioca, além da honra de ter sido o time de Seedorf no Brasil, hoje vive grave crise financeira e a há muito tempo deixou de brigar pelos principais títulos do futebol brasileiro, conseguindo sucesso apenas no estadual do Rio de Janeiro. Com um time enfraquecido, o Glorioso foi rebaixado pela segunda vez em 2014, retornando ano passado à primeira divisão com o título da Série B.

Para 2016 as expectativas eram modestas e pessimistas. Muitos já davam o Botafogo como rebaixado na volta à Série A do Brasileirão. No Campeonato Carioca, o time apresentou um futebol feio e de poucos gols, mas que levou  ao vice-campeonato estadual, ao ser derrotado na final pelo Vasco.

camilo

Camilo, grande destaque do Botafogo no Brasileirão (Foto: Reprodução/Facebook oficial do Botafogo)

Se o rebaixamento já era dado como certo por alguns no Brasileirão, o cenário seria bem diferente. E graças principalmente a dois jogadores. O primeiro é Camilo. Destaque da Chapecoense em 2015, o meia voltou da Arabia Saudita em grande forma, dando assistências e marcando belos gols pelo Fogão. O outro jogador de destaque é o atacante Sassá. Cria da base do Botafogo, o jogador retornou após empréstimos e desandou a fazer gols em 2016. Atualmente é um dos artilheiros do Brasileirão ao lado de Gabriel Jesus, do Palmeiras, e Robinho, do Atlético Mineiro.

Em agosto o Botafogo sofreu uma grande perda: a saída do técnico Ricardo Gomes para o São Paulo. E o que poderia ser um grande baque acabou tornando o time ainda mais forte. Com o novo técnico, o efetivado Jair Ventura, filho de Jairzinho, Furacão da Copa de 70, o Fogão subiu para o oitavo lugar na tabela do Brasileirão e lidera o segundo turno, à frente de Flamengo e Palmeiras.

O Campeonato Brasileiro que o Botafogo faz é surpreendente e espetacular. Uma campanha que nem comentaristas e nem boa parte da torcida esperavam. Já é um bom começo para uma recuperação, mas o Botafogo merece muito mais que isso. Merece brigar de igual pra igual com Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro pelo título brasileiro. Mas, depois de muito tempo, o Fogão finalmente volta a dar motivos para seu torcedor voltar a sorrir e torcer com orgulho por um dos maiores clubes do Brasil.

Comentários

comentário