Barnsley era o último colocado da terceira divisão da Inglaterra após 20 rodadas. Mesmo assim, conquistou o acesso à segunda divisão.

Ficou até repetitiva a história do Leicester City: o time que quase caiu numa temporada e na outra se sagrou campeão da Liga mais rica e disputada do mundo. Textos e mais textos foram escritos sobre a conquista, inclusive aqui. Mas essa não foi a única história extremamente improvável da temporada na Terra da Rainha. O Barnsley, da League One, a terceira divisão inglesa, fez algo tão ou até mais difícil.

A equipe da região sul de Yorkshire, a mesma de Sheffield United e Sheffield Wednesday, tem tradição nas divisões inferiores da Inglaterra. É o time com mais partidas disputadas entre segunda e quarta divisão, além de ser o que mais venceu neste escalão do futebol inglês, com a maioria dessas partidas sendo disputadas na Championship (equivalente à Série B). Porém, foi rebaixado para a terceira divisão na temporada 13/14 e encontrou muitas dificuldades para subir de volta. Sofreu na temporada passada, ficando apenas na décima primeira colocação. Nesta, o destino parecia ainda pior: era o último colocado com apenas 18 pontos em 20 rodadas.

A tabela da League One com 20 rodadas. Barnsley era lanterna

A tabela da League One com 20 rodadas. Barnsley era lanterna

Mas aí, o mágico aconteceu. A equipe engatou sequências de vitórias e terminou com 74 pontos nas 46 rodadas da competição. Ficou na sexta colocação com a mesma pontuação e apenas três gols de vantagem sobre o sétimo, o Scunthorpe United, e assim, conquistou uma vaga para os play-offs. Pegou o terceiro colocado Walsall, que fez campanha espetacular. E esmigalhou o rival, fazendo 3 a 0 no jogo de ida e 3 a 1 na volta. O Barnsley iria para Wembley enfrentar o tradicional Millwall para definir a última vaga à Championship.

E não deu sopa para o azar: Fletcher abriu o placar logo aos dois minutos. Aos 14, Hammil aumentou. O Millwall diminuiu com Beevers e ressuscitou suas esperanças. Mas Isgrove definiu a partida no segundo tempo, selando a classificação do Barnsley para a Segundona inglesa. Festa no Wembley, ainda mais pela recuperação inacreditável conquistada na temporada. O técnico Paul Heckingbottom, mesmo que incrédulo pelo milagre que acabara de ver colocou os méritos da equipe no feito. “Tivemos muita sorte para conseguir o que conseguimos nesta temporada, mas tudo foi pelo trabalho duro, determinação, união e especialmente a vontade de ir além”, disse.

E quem pode contestá-lo? Após esta temporada, a vontade de ir além se mostrou mais forte. Barnsley e Leicester City foram os maiores exemplos disso.

Jogadores do Barnsley comemorando o acesso inacreditável em Wembley

Jogadores do Barnsley comemorando o acesso inacreditável em Wembley

 

Comentários

comentário