Apesar da superioridade financeira do PSG, a disputa promete muita intensidade.

Logo após a transferência de Neymar para o Paris Saint Germain se concretizar, começaram as diversas criticas em relação ao nível do Campeonato Francês, porém ao falar que o campeonato é uma Taça Guanabara, esquecemos que o nível de muitas equipes do Campeonato Espanhol não é tudo isso, também.

Mas o “Francesão” não é tão fácil como parece. Em seis anos com os cofres cheios, o PSG venceu quatro campeonatos. O Montpellier venceu na temporada 2011/12, depois veio o tetra parisiense e na última temporada o Mônaco quebrou a hegemonia da equipe da capital.

Antes do dinheiro árabe, o PSG tinha dois títulos, mas o grande vencedor é um time que não ganha há 36 anos. O Saint-Etiene tem dez títulos nacionais. Sendo seguido por Olympique de Marselhe e Lyon, com nove cada um. Nota-se não tem nenhum time soberano no país, sendo assim, veja aqui as equipes que podem ameaçar o “favoritaço” de Paris.

Nos anos 90 e no inicio da década de 2000, o Campeonato Francês era conhecido por ter muitos jogadores africanos devido às suas colônias. Os imigrantes que foram para a França tiveram filhos e essas crianças agora jogam com nacionalidade francesa de forma que a seleção francesa pode crescer com esses talentos nos últimos anos e viu jovens jogadores como Pogba e Dembelé se tornarem estrelas mundiais.

Será que o Raio cai duas vezes em Mônaco?

O principal rival do PSG na luta pelo titulo Frances será a equipe de Monte Carlo, o time que também tem um dono milionário e até teve um grande aporte financeiro na temporada 13/14, mas seu dono, Dmitry Rybolovlev, se separou da esposa e com ela foi metade de sua fortuna. Sem tanto aporte, o time começou a apostar em jovens talentos, fórmula que deu certo tanto no aspecto esportivo como financeiro. O clube conseguiu o titulo da ultima temporada, além de chegar até as semis da Liga dos Campeões. Nessa temporada, o time aposta no velho artilheiro Falcão Garcia e no badalado Mppabé.

 

Olympique aposta nos veteranos

Quando o Olympique de Marselhe enfrenta o PSG, a briga já é certa, as duas torcidas se odeiam, embora o presidente do Paris tenha cortado os brigões do estádio, o clima sempre esquenta. Em campo, o duelo promete ser intenso, já que o time de Marselhe conta com o meia Payet, e o experiente lateral esquerdo Evra, além do volante brasileiro Luiz Gustavo. Com esse elenco de veteranos, o ex-técnico da Roma, Rudi Garcia, tem a missão de devolver a equipe às glórias.

Marcelo Bielsa aposta em brasileiros no Lille

El Loco Bielsa retorna ao futebol depois de três temporadas. O treinador que inspirou Guardiola, Sampaoli e outros grandes nomes, tentará mostrar porque é tão venerado no mundo do futebol. Para esse retorno, o argentino conta com um elenco muito jovem e com quatro brasileiros, Thiago Maia, Caju, Thiago Mendes e Luiz Araújo, que foi o grande destaque do time nesta pré-temporada.

Lyon se desmancha, mas ainda é forte

Ênea campeão, o Lyon perdeu jogadores importantes nesta janela, o atacante e destaque do time, Lacazzete foi para o Arsenal, e o meia Tolisso foi para o Bayer de Munique. Para suprir essas ausências, chegaram os atacantes Traoré, do Chelsea e Mariano Díaz, do Real Madrid. Com uma boa base mantida, o Lyon espera retornar o caminho dos títulos.

Nice, Borduex e Nantes podem surpreender

O Nice foi a surpresa da última temporada, o time do sul da França brigou com PSG e Mônaco até as últimas rodadas pelo título. O time que conta com o polemico italiano Mario Balotelli e o com zagueiro brasileiro Dante vai tentar repetir a dose.

Já o Borduex tem como principal estrela o brasileiro Malcom, ex- Corinthians, enquanto o Nantes trouxe o técnico Claudio Ranieri. Será que ele consegue fazer do Nantes um novo Leicester?

Codjuvantes

As equipes tradicionais, como o Saint-Etine e o Tolouse, devem brigar do meio pra baixo da tabela, juntas com Metz, Troyes, Angers, Amiens, Dijon, Caen, Rennes, Guingamp e Montpellier.

 

 

 

 

 

Comentários

comentário