Primeiro adversário do Palmeiras na Libertadores, o Atlético Tucumán é um modesto clube da Argentina e estreia na competição em 2017 após protagonizar um dos grandes momentos do futebol com a classificação no Equador diante do El Nacional. O time atual enfrenta o Palmeiras pela primeira vez, mas, voltando ao passado, é possível encontrar um curioso episódio em que uma equipe da cidade de Tucumán fez com que dois rivais da cidade de São Paulo se unissem em um jogo só: Palmeiras e Corinthians.

Era janeiro de 1930 e o selecionado de Tucumán viajou ao Brasil em busca de amistosos. A primeira parada foi no Rio de Janeiro, com vitória de goleada por 6 a 2 sobre o América, empates com o Vasco por 1 a 1 e com a seleção B do Rio de Janeiro por 3 a 3. A única derrota foi para a seleção A carioca por 3 a 2.

Foi então que o time argentino partiu para São Paulo. O primeiro desafio foi um duelo contra o Palestra Itália. Derrota de goleada por 4 a 1 em jogo que foi apitado pelo lendário jogador Arthur Friedenreich, em 26 de janeiro.

Quatro dias depois, em 30 de janeiro, o grande fato aconteceu: Palestra Itália e Corinthians deixaram suas diferenças de lado e se uniram em um só time para o amistoso contra o selecionado de Tucumán. A partida aconteceu no antigo estádio Parque Antártica, às quatro da tarde de uma quinta-feira, e recebeu cerca de 20 mil pessoas. Além dos jogadores de Palestra Itália e Corinthians, jogou pela equipe Friedenreich, que se transferiu para o São Paulo após o Paulistano encerrar seu departamento de futebol.

O duelo terminou 5 a 2 para o Combinado Palestra Itália e Corinthians. Heitor, maior artilheiro do Palmeiras até hoje com 327 gols, mandou três bolas na rede. Ministrinho e um gol contra de Martinez completaram a goleada. Pelo time argentino marcaram Jara e Maidana. O árbitro da partida foi o jogador Luiz Mattoso, o Feitiço, ídolo do Santos.

O amistoso serviu para o Palestra Itália arrecadar verba para terminar o antigo estádio Parque Antártica. Cada diretor do clube que foi ao jogo doou 20 mil reis (R$ 400 na moeda atual) e a obra final do estádio terminou três anos depois.

Ao longo da história, Palmeiras e Corinthians se uniram outras três vezes para formar um único time: 1917, em uma vitória por 2 a 0 sobre o Paulistano; 1929, goleando o Sírio por 5 a 0 e 1992, em um amistoso contra um combinado Vasco e Flamengo, cujo placar final foi uma vitória por 2 a 1.

 

 

Comentários

comentário