As Olimpíadas Rio 2016 já acabaram, mas as competições não. Muita emoção ainda está por vir com a chegada das Paralimpíadas, evento que vai acontecer no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro e terá a participação de mais de 4 mil atletas em 23 modalidades diferentes.

Apesar dos holofotes da grande mídia a esses paratletas não serem tão fortes quanto os da Olimpíadas, o Brasil conta com uma delegação detentora de grandes chances ao top 5 Mundial. No total, serão 278 brasileiros e brasileiras carregando no corpo e no coração as cores da bandeira.

E nosso país é potência neste evento. Na edição de Londres-2012 conquistou 41 medalhas (21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) e o sétimo lugar no ranking geral. No Parapanamericano de Toronto-2015 foram somadas 257 medalhas (109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze) e pela terceira vez seguida o primeiro lugar na classificação. Por isso, que tal conhecer ou relembrar alguns dos paratletas brasileiros que já trazem e poderão trazer ainda mais orgulho à torcida da tão adorada Pátria amada nesse mês de setembro?

TERESINHA GUILHERMINA – ATLETISMO

terezinha

Nascida na cidade de Betim (MG), Terezinha Aparecida Guilhermina, aos 38 anos de idade, é uma das melhores atletas paralímpicas do Brasil. Ela, deficiente visual total,  já conquistou dois ouros na edição de Londres-2012 nos 100 e 200 metros livres, além do recorde mundial nos 100 e 400 metros.

ANDRÉ BRASIL – NATAÇÃO

andre´brasil

Carioca de nascimento, André Brasil Esteves vai representar o Brasil não somente no nome, mas também nas Paralimpíadas Rio 2016. Ele é o atual recordista mundial nos 50, 100 e 800 metros livres e nos 50 e 100 metros borboletas. Já ganhou 4 medalhas de ouro e 1 de prata nas competições paralímpicas.

JOVANE GUISSONE –ESGRIMA

jovane

O esgrimista gaúcho ficou paraplégico depois de levar um tiro reagindo a um assalto. Porém, deu a volta por cima e hoje é o atual campeão paraolímpico e o 3° melhor no ranking mundial.

MACIEL SANTOS – BOCHA

©Leandra Benjamin /MPIX/CPB

©Leandra Benjamin /MPIX/CPB

O atleta do Ceará que nasceu com paralisia cerebral representa o Brasil em competições internacionais desde os 14 anos de idade. É o atual campeão paralímpico e o primeiro colocado no ranking mundial de bocha.

DANIEL DIAS – NATAÇÃO

daniel-dias-london2012.com_1

Simplesmente o maior paratleta brasileiro. Nadador e maior medalhista do país com 15 conquistas, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze, conquistadas nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), Daniel também é dono de 14 títulos e 6 recordes mundiais. Bagagem pesada para uma lenda do esporte, que vêm ainda mais motivado para o evento em casa!

ALAN FONTELES – ATLETISMO

Alan-Fonteles

Ele já tem duas medalhas paralímpicas, uma de prata em Pequim e uma de ouro em Londres, além de ser recordista mundial nos 100 e 200m na categoria T43. Tudo isso com apenas 24 anos. Tá bom ou quer mais? Bom, ele quer mais e competirá no Rio como favorito nas duas provas que detém o recorde, além das provas de 100 e 200m por equipes.

Além desses, muitos outros paratletas representarão o Brasil com muita honra, prometendo não só medalhas, mas também resgatar, mesmo que por alguns instantes, o orgulho de ser brasileiro. Vale a pena acompanhar as Paralimpíadas Rio-2016!

Produção e reportagem: Larissa Cavenaghi

Comentários

comentário