A internet recebeu com surpresa um novo patrocinador do Botafogo. Para o jogo diante do Palmeiras, na próxima segunda-feira, o time da estrela solitária anunciou o “reforço” dos Irmãos Neto para a camisa. A dupla de Youtubers, Felipe e Luccas Neto, que juntos somam mais de 25 milhões de assinantes no Yutube, estamparão sua marca ca misa do Botafogo, clube do coração de ambos.

A ideia do patrocínio pontual é fazer a divulgação da marca Neto’s, do negócio para o ramo alimentício. A empresa fabrica coxinhas e massas. Inclusive, a marca possui um quiosque de coxinhas em um shopping no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Globo Esporte, Felipe Neto, disse que o objetivo da parceria é fortalecer a marca na cidade do Rio de Janeiro. Ele complementou dizendo que “imediatamente pensei no Botafogo, que é meu time do coração.. Quando colocamos a ideia na mesa, percebemos que era a melhor forma de começar“.

Apesar da estranheza do logo marca, que tem duas coxinhas representando os irmãos (uma cabeluda e a outra com boné), essa não é a primeira vez que um patrocínio é tido como inusitado no meio do futebol. Pensando nisso, fizemos uma pequena lista mostrando alguns exemplos, atá para você ver que uma coxinha de boné pode não ser tão estranho assim.

Vamos lá?

Rio Claro e Porta dos Fundos

Já que estamos falando de youtubers, continuemos no mundo da internet. Em um jogo do campeonato Paulista, entre Rio Claro e São Paulo, o canal Porta dos Fundos também teve um patrocínio pontual no uniforme do clube do interior. O curioso é que o logo do grupo, comandado por Fábio Porchat e Antonia Tabet, ficou na parte traseira do calção, fazendo jus ao nome do canal.

Vasco e SBT

Com o intuito de irritar a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, encontrou um jeito criativo de dar uma resposta à emissora carioca, que era crítica ferrenha ao seu mandato. Em um jogo exibido pela mesma, o Vasco entro com o logo do SBT estampado em seu uniforme. Detalha, o SBT não sabia de nada

Fluminense e MTV

Outro clube cariosa que teve u patrocínio de uma emissora foi o Fluminense. Em 1997, o clube havia recém caído para a Série B do Campeonato Brasileiro. Então, a emissora paulista resolveu patrocinar do tricolor. E uma das cláusulas do contrato previa um amistoso entre o time carioca e um combinado de músicos representando a MTV.

O jogo foi realizado no dia 1 de dezembro de 1997. O placar final? 12 x 0 para os cariocas. E o time do Flu? Pouco importa. O legal mesmo é saber quem jogou pea MTV, já que parece que citaremos escalações de alguns times do finado (tal qual a MTV) RockGol.

Naquela oportunidade, jogaram pela MTV, de acordo com o Escrevendo Sobre Futebol: Andreas Kisser e Igor Cavalera (Sepultura), Lello e Samuel (Skank), Frejat e Guto Goffi (Barão Vermelho), os VJ’s Edgar e Rodrigo, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Toni Garrido (Cidade Negra), o cantor Ivo Meirelles e o ator e líder da Blitz, Evandro Mesquita (o famoso Paulão da Regulagem, personagem da série A Grande Família, da Rede Globo).

Coritiba e Cláudia Leitte

Saindo do eixo Rio-São Paulo, desembarcamos em Curitiba. O Coxa, time da casa, emprestou seu uniforme como outdoor de um show. A beneficiada foi a cantora baiana Cláudia Leitte, que anunciou seu show que ocorreria em algum 19 de setembro.

América-RN e Cavaleiros do Forró

Esse é um exemplo relativamente mais simples de se encontrar. Muitos times do Nordeste, ao longo de suas histórias, foram patrocinados por grupos musicais da região. Como exemplo, pegamos a parceria entre o América de Rio grande do Norte e o grupo Cavaleiros do Forró.

Em uma simples procurada pale internet e você encontrará outros patrocínios musicais, como a banda Mel e Limão e o grupo Calcinha Preta.

Duque de Caxias atrás de um patrocínio

Por muita vezes, clubes do interior e de menor expressão, tem dificuldades de encontrar um patrocinador para a temporada. E foi o que aconteceu com o Duque de Caxias, do Rio de Janeiro. Precisando de mais patrocinadores para o clube, o time colocou um “anuncie aqui” em seu uniforme. Será que deu certo?

Rutherford Raiders e o Pornhub

O Rutherford é um time universitário do Reino Unido. Como patrocínio master eles colocaram o Pornhub, um site de, digamos, entretenimento adulto. O “patrocínio” deu uma grande confusão na época, com ameaça de banimento do clube.

Comentários

comentário