Entre os torcedores do Palmeiras, existe uma mística de que, se a Seleção Brasileira quer ser campeã, ela precisa ter alguém do alviverde no elenco. Coincidência ou não, nos cinco títulos mundiais do Brasil, ao menos um jogador palmeirense era integrante do elenco.

Em 1958, foi Mazzola. No bi, em 1962, Djalma Santos, Zequinha e Vavá. No tri, em 1970, Leão e Baldocchi. No tetra, Zinho e Mazinho. Por fim, no penta, o goleiro Marcos.

Depois de 2002, o Brasil não ganhou mais nenhum título mundial. Foram 3 Copas América e 2 Copas das Confederações. Além de somar uma gama de vexames. Mas nunca com um jogador do Palmeiras no elenco.

A última vez que o alviverde teve um atleta no escrete canarinho foi em 2013. O atacante Leandro, hoje no Coritiba, foi convocado para um amistoso diante da Bolívia. Fez até gol. Dali para nunca mais.

Hoje, mais de três anos depois da convocação do atacante, o Palmeiras volta a ser notícia no que se diz respeito à Seleção Brasileira. Diversos portais de notícias deram que o goleiro Fernando Prass é um dos 35 nomes na pré-lista para a Olimpíada, o que gerou um certo burburinho entre os torcedores.

O goleiro que completa 38 anos no próximo dia 9 de julho, seria convocado para ser um dos três atletas acima dos 23 que podem ser convocados para a Seleção. Uma vaga já é de Neymar, do Barcelona, o que diminui o montante para duas vagas. Prass tem seu nome especulado por culpa do Benfica-POR, que está relutante em liberar o goleiro Ederson, de 22 anos, e que tem idade olímpica.

Se formos colocar em qualidade, não tem o que se discutir. Prass é um excelente goleiro e vem sendo o melhor jogador do Palmeiras por algumas temporadas. Por diversas vezes, o goleiro salvou o time de Parque Antártica de empates e derrotas que pareciam certas. E eu nem vou comentar a qualidade dele como um exímio pegador de pênaltis.

“Mas e o Diego Alves, que é bem mais novo que o Prass?” Seria um outro bom nome para a Seleção, isso é inegável. Um ponto que Prass tem em vantagem em relação ao arqueiro do Valência é a intimidade dele com jogadores jovens.

Se você entrar no elenco do Palmeiras, verá que o time tem cerca de 15 atletas com menos de 25 anos, a maioria com idade olímpica, inclusive, como é o caso de Gabriel Jesus, nome praticamente confirmado na competição. Matheus Salles e Érik correm por fora.

Essa vivência com atletas jovens pode ser o pulo do gato que o técnico Rogério Micale procura. Prass seria um líder para a garotada tanto dentro, quanto fora de campo. Além de toda experiência que o arqueiro tem pois, se convocado, muito provavelmente seria o atleta mais velho do elenco.

Por um lado, ver o Prass na Seleção seria algo, no mínimo, justo. A questão que ronda a cabeça do palmeirense é: Wagner, que ainda não fez um jogo sequer pelo Palestra, seguraria a bucha? Não duvidando do goleiro, que se destacou na campanha do Paulista de 2014 pelo Ituano, mas Prass é “O” cara do Palmeiras.

A convocação oficial só será divulgada no próximo dia 29 de junho. Até lá, só nos resta especular, não só sobre a presença de Prass, mas como será o futuro da Seleção em mais um título de título. O único que ainda não temos.

A mística parece querer se concretizar. Estamos a uma convocação de ver o que vai acontecer.

Comentários

comentário