Principal favorita à conquista do ouro, a seleção masculina de futebol do Brasil decepcionou os torcedores que lotaram o estádio Mané Garrincha, em Brasília, na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O time comandado por Rogério Micale jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a mais, mas não conseguiu balançar as redes e saiu de campo com um frustrante 0 a 0 no placar contra a África do Sul.

Micale repetiu o esquema 4-3-3 que já tinha sendo adotado nos treinos e no amistoso do último sábado contra o Japão. Porém, com duas mudanças: o goleiro Weverton no lugar de Fernando Prass, cortado por lesão, e Renato Augusto na vaga de Rafinha Alcântara no meio-campo. O destaque era novamente o trio de ataque, formado pelos rápidos e habilidosos Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol.

Entretanto, a expectativa de bom futebol esteve longe de se concretizar no primeiro tempo. A seleção sofreu com o espaço entre os jogadores de meio campo e o trio de ataque, dificultando a criação de jogadas ofensivas. O Brasil tentou muitos cruzamentos e o principal destaque individual foi Neymar, que obrigou o goleiro rival a fazer duas boas defesas. Os africanos também assustaram, principalmente com o camisa 10 Dolly, aproveitando a insegurança demonstrada pelo goleiro brasileiro Weverton.

renato augusto

Renato Augusto foi muito mal no jogo contra a África do Sul (Foto: Lucas Figueiredo/MoWa Press)

A África do Sul iniciou o segundo tempo assustando o Brasil, com Dolly chutando uma bola cruzada que passou na frente do gol brasileiro. A expulsão do volante Mvala obrigou o time africano a recuar e o Brasil partiu para o ataque em busca da vitória.

Rogério Micale então colocou Luan no lugar de Felipe Anderson e Rafinha na vaga de Renato Augusto. Com um jogador a mais, a seleção brasileira retomou o controle do jogo e até criou chances de vencer a partida: Gabriel Jesus acertou a trave e Gabigol parou mais uma vez na excelente atuação do goleiro Khune.

No fim o jogo terminou mesmo 0 a 0 e mostrou que, no papel, a seleção brasileira é muito boa e tem talento, mas serão necessários mais treinamentos e partidas para alcançar um nível satisfatório de futebol que possa trazer a inédita conquista da medalha de ouro. O próximo adversário é o Iraque, domingo, às 22 horas, novamente em Brasília.

Comentários

comentário