A última rodada da 1ª fase da Copa Libertadores2017 será disputada ao longo desta semana. Ainda há muitas coisas em jogo, com classificações indefinidas ou posições que podem ser decisivas mais adiante.

GRUPO 1: A estrela não é solitária

Botafogo fez o impensado e garantiu sua vaga com uma rodada de antecedência. Num grupo que tinha três campeões, inclusive último, o time carioca garantiu a vaga sustentado nos gols de Rodrigo Pimpão e em sólidas atuações fora de casa. A zebra não foi apenas preta e braca, pois o Barcelona de Guayaquil conseguiu se sobrepor ao badalado Atlético Nacional e ao tradicional Estudiantes e garantiu a vaga junto ao Botafogo. Resta definir a liderança do grupo, com ambos times jogando fora de casa. Estudiantes precisa de um empate para classificar para a Sul Americana, enquanto os colombianos precisam vencer o jogo e torcer pelo Botafogo para ter chances de vaga no outro torneio continental.

 GRUPO 2: Peixe na boa

Santos está classificado e não deve ter problemas para encerrar o grupo na primeira colocação. Faltando apenas um jogo, o time da Vila Belmiro encerrará em casa, contra o fraquíssimo e eliminado Sporting Cristal. The Strongest e Santa Fé duelam pela última vaga, e o time colombiano precisa da vitória em casa. Quem não conseguir avançar de fase terá como recompensa a vaga na Copa Sul Americana.

GRUPO 3: Milionários, classificados e candidatos

Alô Brasil, o campeão voltou. Esse bem que poderia ser o slogan do River Plate nesta Libertadores. E equipe de Marcelo Gallardo garantiu a primeira colocação na fase de grupos e vem fortíssima para o mata mata, sendo talvez a maior candidata a disputar o titulo contra Palmeiras, Santos e Atlético Mineiro. Emelec deve garantir a 2ª colocação, pois enfrenta em casa o eliminado Melgar, enquanto o Independiente Medellin deverá ganhar na Argentina e torcer por um tropeço dos equatorianos para classificar-se. Os colombianos devem seguir sua caminhada internacional na Copa Sul Americana.

GRUPO 4: Cheirinho de fracasso

San Lorenzo fez, mais uma vez, o que ninguém esperava e garantiu a vaga no mata mata marcando no último lance do jogo contra o Flamengo, e  eliminando a equipe carioca. Após um começo pífio com um ponto em três rodadas, a equipe cujo torcedor mais famoso é também o mais ilustre morador do Vaticano se recuperou e classificou em primeiro lugar no saldo de gols, deixando o Atlético Paranaense, de heroica vitória no Chile, em segundo. Ao Flamengo sobrou o cheirinho da Copa Sul Americana.

GRUPO 5: Palmeiras contra tudo e todos

Palmeiras deverá garantir a vaga em campo e lutar nos tribunais para diminuir o prejuízo sofrido após a ridícula punição determinada pela CONMEBOL, em que a equipe brasileira sofreu um castigo maior do que o Peñarol pelos incidentes ocorridos no jogo em Montevideo. Apenas uma catástrofe elimina o Palmeiras, que enfrenta em casa o Atlético Tucumán e se classifica com o empate. Jorge Wilsterman deverá enfrentar o Peñarol, eliminado e sem público, e deve confirmar a classificação em 2º lugar. Caso não aconteça nada de anormal, a equipe argentina continuará sua incipiente trajetória internacional na Copa Sul Americana.

GRUPO 6: Cantando de galo

Atlético Mineiro garantiu a primeira colocação num grupo em que era o claro favorito.  Fez os mesmos 13 pontos do River Plate, mas tem um jogo a menos, e deve encerrar como a 2ª melhor classificação geral. Godoy Cruz da Argentina encerrou em 2º lugar, e mesmo saindo do horto com quatro tomates na cesta, voltou classificado e deixou Libertad na Sul Americana e o Sport Boys pensando em dias melhores para 2018.

GRUPO 7: Do campo aos tribunais

A Chapecoense fez o inesperado duas vezes e complicou a vida de todo mundo no grupo 7. Quando estava praticamente morta, ganhou do Lanús na Argentina no melhor estilo Cucabol, com um gol na saída de um arremesso lateral e embolou o grupo, mas… escalou um jogador irregular alegando não ter sido avisada pelos meios oficiais e corre o risco de perder os pontos e a vaga para o próprio time argentino. De olho nisso, o Nacional segurou o empate contra o Zulia num final de jogo infartante (expulsão, lance bizarro na área e gol impedido do goleiro adversário) e joga pelo empate na última rodada para se classificar. O julgamento da equipe catarinense ocorrerá ainda hoje e isso muda substancialmente o panorama da última rodada, em que a equipe brasileira enfrenta o Zulia e Nacional recebe o Lanús. É o único grupo em que todas as equipes ainda tem chances, ainda que remotas no caso dos venezuelanos, de classificação para a próxima fase e por tabela para a Sul Americana.

GRUPO 8: Imortal e classificado

Grêmio garantiu a vaga e joga em casa na última rodada contra o único time que ainda não pontuou para assegurar a primeira colocação no grupo, o que deve acontecer sem maiores aventuras. Guarani do Paraguai joga em casa por um empate contra os chilenos do Deportes Iquique para avançar em segundo. Quem não passar estará classificado para a Sul Americana.

 

E AGORA, JOSÉ?

Uma vez encerrada a primeira fase, as equipes classificadas serão divididas em dois grupos: de 1 a 8 todos os primeiros colocados nos seus respectivos grupos e de 9 a 16 todos os que passaram em segundo lugar. A posição será definida pela pontuação obtida na 1ª fase, e determinará apenas a vantagem de definir em casa nas próximas fases. No dia 14 de junho será feito o sorteio que determinará as oitavas de final e os cruzamentos subsequentes. Todos os terceiros colocados dos grupos terão vaga garantida nas oitavas de final da Copa Sul Americana.

Comentários

comentário