Dejan Lovren chegou ao Liverpool, vindo do Southampton, em 2014. Zagueiro forte, imponente e com bom passe, o croata era destaque na equipe dos Saints. Mas no Liverpool…Lovren decepcionou a todos em seu início, com partidas desastrosas e falhas grotescas que culminaram em gols. Seu desempenho era tão ruim que em janeiro de 2015, o jornal Mirror fez uma matéria falando sobre a paixão dele por brinquedos que vinham dentro do chocolate Kinder Ovo. Logo abaixo, uma pesquisa: quem seria melhor para a zaga do Liverpool no momento? Um brinquedo do Kinder Ovo ou Dejan Lovren? E o brinquedinho estava ganhando por larga margem, 82% contra os 18 de Dejan.

Mas a temporada 15/16 veio, Brendan Rodgers foi embora e Lovren começou a ser participativo no clube sob o comando de Jürgen Klopp. Voltou a ser o zagueiro que havia sido no Southampton e pelo qual o Liverpool desembolsou 20 milhões de libras, o defensor mais caro da história do clube. Virou líder dentro de campo e xodó da torcida, demonstrando raça e identificação com os reds. A temporada de Dejan ficava cada vez melhor e se consolidou nas quartas de final da Europa League. Após fazer duas boas partidas contra o United nas oitavas e outro jogo sólido na ida contra o Borussia Dortmund, o zagueiro fez o gol da virada épica contra os aurinegros alemães, naquele fatídico 4 a 3. Pronto, Lovren deixara pra trás o peso de jogador contestado e virara símbolo de um clube extremamente aguerrido dentro de campo.

A bela comemoração de Lovren contra o Borussia: emoção à flor da pele e entrega total em campo

A comemoração de Lovren contra o Borussia: emoção à flor da pele e entrega total em campo

O Liverpool continuou seu caminho na Europa League, bateu o Villarreal e chegou à final do segundo maior torneio europeu de clubes para enfrentar o papa-títulos Sevilla. E após um ótimo primeiro tempo, vencendo por 1 a 0 e dominando o jogo, os reds sofreram a virada e, parecendo perdidos em campo, levaram um 3 a 1 acachapante de volta para a Inglaterra. Emre Can e Coutinho choraram muito em campo, mas ninguém sentiu mais a derrota que Dejan Lovren. O título significaria sua consolidação não apenas como titular do Liverpool, mas como um destaque do setor defensivo. Além disso, ficou o sentimento de dívida com o torcedor red, tão carente de títulos e com quem o croata tanto se identificou. Sentimento que permanece até hoje em Lovren.

Hoje, dia 7 de junho, três semanas após a derrota, Dejan postou uma foto de si mesmo chorando após o jogo na Basiléia em uma de suas redes sociais. Acima, a legenda: “Ainda dói…”. Enquanto jogadores de outros times enormes não sentem a derrota e a encaram como uma naturalidade assustadora para seus fãs – foi pra você mesmo, Daniel Alves – , Lovren demonstra a cada dia todo o seu amor pelo Liverpool, em campo e fora dele. O zagueiro poderia muito bem postar fotos de amenidades, mas preferiu demonstrar sua tristeza de um torcedor, que virou uma referência dentro das quatro linhas. Uma atitude cada vez mais rara no futebol comandado pelas cifras astronômicas, de um homem que entendeu seu papel de importância num clube tão gigante.

Lovren crying

Página de Lovren no Facebook

Com a evolução que tem demonstrado dentro de campo e com esse espírito Liverpool de ser, agir e pensar, Lovren pode ser peça fundamental na reestruturação do clube comandada por Jürgen Klopp. O respeito e admiração de seus torcedores? Arduamente, com muito trabalho e coração, Dejan Lovren já conquistou.

 

Comentários

comentário