O destino está lançado. Aconteceu há pouco, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, o anúncio dos convocados para a Copa do Mundo, que acontece no mês que vem, na Rússia.

Anunciados pelo técnico Tite, a lista não contou com grandes surpresas e se apresentou de forma concisa. A filosofia da meritocracia, imposta pelo treinador ao longo da jornada, prevaleceu na hora da escolha.

Eis os convocados:

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)

Laterais: Fágner (Corinthians), Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint Germain), Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (Paris Saint Germain) e Pedro Geromel (Grêmio)

Meias: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Fred (Shakhtar Donetsk), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea)

Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Taison (Shakhtar Donetsk), Douglas Costa (Juventus)  e Firmino (Liverpool)

Apesar da maioria dos nomes serem praticamente unânimes, existem alguns que dividem opiniões.

A quem rechace a convocação de Renato Augusto, que atua no futebol chinês defendendo as cores do Beijing Guoan. Acho isso bobagem. Quem acompanha sabe de seu potencial de jogo e, apesar de estar em uma liga tecnicamente mais fraca que os demais, o atleta, homem de confiança de Tite, funciona muito bem dentro do esquema da Seleção.

O nome mais questionado da lista foi o atacante Taison, do Shakhtar Donetsk. Mesmo não fazendo uma boa campanha no Campeonato Ucraniano (4 gols em 23 jogos), o atleta foi concavado. Ele conta com o apreço de Tite desde os tempos de Internacional e, mesmo tendo sido considerado carta fora do baralho, estará na Rússia

Outro nome questionável dessa lista é do lateral Fágner, do Corinthians. O atleta foi beneficiado pela lesão de Daniel Alves, titular da posição, a poucos dias da convocação. Apesar de ser outro homem de confiança da Tite, ele não chega nem perto do nível técnico de Daniel Alves.

Além disso, ele é um jogador que não conta com o apreço da maioria dos torcedores, muito pelo que ele realiza no Corinthians. Por mais que conheça bem o estilo de jogo de Tite, ele realmente é marcado por entradas violentas nos adversários, beirando a deslealdade em algumas dessas jogadas.

Por fim, a ausência mais sentida fica por conta do meio campo Arthur, que joga pelo Grêmio, mas já está negociado com o Barcelona. O atleta, de 21 ficou de fora da lista de convocados, o que eu vejo como um erro. Ele vem sendo um dos grandes destaques do atual campeão da Libertadores e poderia agregar muito ao time.

O primeiro jogo do Brasil acontece no dia 17 de junho, em Rostov. O adversário será a Suíça.

A preparação da Seleção Brasileira começa na próxima segunda-feira, dia 21 de maio. Até a Copa, o Brasil terá um período de 27 dias de preparação. A primeira parte será realizada na Granja Comary, no Rio de Janeiro. Dali, o Brasil vai para Londres no dia 27, onde usará a capital inglesa para adaptação com clima e fuso-horário.

Ainda no continente europeu, o Brasil fará dois amistosos, contra Croácia, em Liverpool e Austria, em Viena. A preparação da Seleção segue para Rússia no dia 11 de junho, três dias antes do mundial. A sede brasileira será em Socchi.

O provável time titular deverá ser: Alisson; Fagner (Danilo), Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro e Paulinho; William, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Só nos resta esperar e torcer. Será que o Hexa vem? Só o tempo dirá

Comentários

comentário