A contratação de Neymar, maior transação da história custando 222 milhões de euros, representa uma nova era na história do PSG. De clube médio a um endinheirado e gigante dentro na França, mas coadjuvante na Europa, o time agora quer brigar de igual pra igual com Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus e outros gigantes pelo título da UEFA Champions League.

E a montagem da nova equipe para atingir esse objetivo tem em Neymar a figura central. Antes coadjuvante de Messi, o melhor do mundo, o brasileiro agora será o protagonista, servindo os companheiros de time e finalizando a gol como o principal homem de ataque em um clube europeu, algo que ainda não foi até aqui em sua carreira. Neymar terá que mudar de patamar e, consequentemente, o clube mudará junto.

Em campo, o melhor posicionamento inicial para Neymar em seu novo clube deverá ser o mesmo que já o consagrou no Santos, no Barcelona e na seleção brasileira: pelo lado esquerdo, partindo para dentro com a possibilidade de driblar e finalizar. O craque perdeu dois companheiros sul-americanos (Suarez e Messi) e ganhou outros dois (Cavani e Di Maria). O uruguaio deve seguir como a referência no ataque após a boa temporada passada, na qual marcou 49 gols em 50 jogos. Do lado direito do ataque, Di Maria é a opção para formar um novo trio com Neymar e Cavani no esquema tático 4-3-3 ou 4-2-3-1.

Possível escalação do PSG com Neymar atuando pela esquerda. (Reprodução LineupBuilder.com)

Entretanto, se o técnico espanhol Unai Emery preferir adotar um esquema tático sem centroavante fixo, o famoso “falso 9”, Neymar também pode ser aproveitado. Dessa forma, ele fica com mais liberdade para atuar em todas as faixas do campo. Jogar nessa posição não é novidade para o craque, já que Dunga e Tite já o escalaram dessa forma na seleção brasileira. Se Emery optar por essa formação no PSG, Draxler e Di Maria poderiam ocupar os lados do campo no esquema tático 4-3-3.

Possível escalação do PSG com Neymar atuando como “falso 9”. (Reprodução LineupBuilder.com)

Um grande astro como Neymar precisa de bons coadjuvantes para que um time possa render tudo aquilo que a torcida espera. E o PSG oferece ótimas opções em seu elenco. Além de Neymar, a outra grande contratação do time francês na atual janela de transferências foi Daniel Alves para dar experiência e qualidade à lateral direita. Há ainda uma zaga de qualidade de atletas de seleção brasileiro (Thiago Silva e Marquinhos), além de meio campistas, como Verratti e Matuidi, que defendem e atacam com a mesma eficácia. O PSG investiu e deu as condições para Neymar ganhar títulos, dinheiro e atingir o objetivo  pessoal que tanto almeja: ser o melhor jogador de futebol do mundo. Caberá ao craque brasileiro corresponder às expectativas em seus cinco anos de contrato.

Comentários

comentário