Após 17 jogos realizados e quase um turno do Campeonato Inglês da temporada 2016-2017 concluído, um time brilha soberano na ponta da tabela da Premier League. O Chelsea, do técnico italiano Antonio Conte, chegou a décima primeira vitória seguida na competição após bater o Crystal Palace por 1 a 0 no último sábado. Com o resultado, os Blues seguem na liderança isolada do campeonato, agora com 43 pontos, sete a mais do que o vice-líder Manchester City.

Agora comandado pelo técnico italiano Antonio Conte, o Chelsea começou sua boa fase e a arrancada rumo à liderança depois de fazer uma mudança drástica no sistema de jogo da equipe e adotar um esquema tático pouco utilizado atualmente pelas principais equipes de futebol do mundo: o 3-4-3, que se transforma em 5-3-2 quando o time está sendo atacado.

O esquema com três zagueiros foi colocado em prática por Antonio Conte com sucesso na Juventus e na seleção italiana, sendo adotado no Chelsea durante o confronto contra o Arsenal, quando o time azul de Londres perdia por 3 a 0.

chelsea

Chelsea escalado no esquema 3-4-3. Moses e Marcos Alonso se juntam aos zagueiros formando um 5-3-2 quando o time se defende. (Reprodução: LineupBuilder.com)

Com o novo modelo de jogo, o  técnico italiano conseguiu resgatar a qualidade de jogadores que não renderam bem na temporada passada com José Mourinho, além de encontrar novas posições para jogadores e fazer com o futebol deles crescesse de produção.

Azpilicueta, que já foi lateral direito e esquerdo, se tornou zagueiro. Já Moses retornou após vários empréstimos e se tornou um eficiente ala-direito em um esquema com três zagueiros, mostrando qualidade para atacar e defender. Já David Luiz parou de dar sustos na defesa e se tornou uma arma a mais do Chelsea nos lançamentos longos.

Hazard recuperou o bom futebol de duas temporadas atrás, Pedro se tornou titular e Diego Costa deixou de ser aquele jogador preocupado em brigar e provocar os adversários para decidir jogos, tornando-se o artilheiro da atual edição da Premier League com 13 gols. Por outro lado, Fabregas e Oscar viraram reservas e o brasileiro pode se mudar para a China.

Mesmo com o esquema 3-4-3 o Chelsea não perdeu poder de fogo. Foram 35 gols marcados em 17 partidas, o que faz do time o quarto melhor ataque da competição. Por outro lado, a equipe tem a melhor defesa do campeonato, com 11 gols sofridos.  No campeonato em que todos esperavam o domínio absoluto de Guardiola e Mourinho, Antonio Conte surpreende com humildade e trabalho e, neste momento, não dá sinais de que vá perder tão cedo a liderança da atual edição do Campeonato Inglês.

Comentários

comentário