Após a demissão de Roy Hodgson da seleção inglesa, esperava-se um nome forte para mudar o futebol da Terra da Rainha. Sucessivos fracassos em competições importantes mostravam que a Inglaterra necessitava um “fato novo” para sua ainda jovem seleção. De preferência, um técnico vencedor. Não foi o que aconteceu.

Hoje, Sam Allardyce é dado como nome certo no comando dos Three Lions pela SkySports, fazendo do atual técnico do Sunderland o novo comandante da seleção inglesa. Allardyce já comandou Blackpool, Notts County, Blackburn, Bolton Wanderers e West Ham antes de chegar aos Black Cats, sendo que seus melhores trabalhos foram tirando equipes de divisões inferiores – Bolton e West Ham – e mantendo-as na Premier League. Mesmo sendo um treinador experiente, – e inglês, coisa que a FA preza MUITO – Allardyce não era o nome certo para o momento. Explicamos:

O estilo de jogo das equipes do “Big Sam” nunca foi dos mais atraentes. Era o famoso chuveirinho inglês levado à risca, com uma defesa forte fisicamente e contando com o centroavante brigador lá na frente. Fez seu nome assim nas equipes inglesas, sempre criticado por ter o mesmo padrão de jogo feio e antiquado. Ainda assim, soube montar equipes competitivas que, mesmo com pouco brilho, ganhavam um jogo aqui, outro lá. Bons resultados para as equipes que comandou, que pretendiam ficar no meio da tabela nas competições que disputavam. Nunca justificou ter um dos maiores salários de treinadores na Premier League enquanto treinava o West Ham e, quando foi demitido, encontrou espaço no desesperado Sunderland, sempre beirando o rebaixamento. Ali, o treinador não mudou e com um futebol “dando pro gasto”, manteve seus comandados na primeira divisão.

Ri mesmo, Big Sam...A oportunidade da sua vida caiu no colo

Ri mesmo, Big Sam…A oportunidade da vida caiu no seu colo.

A maneira como Sam Allardyce encara o futebol é ultrapassada e não condiz com a equipe jovem, leve e renovada inglesa. Não dá pra entender como os dirigentes da FA, após demitirem o também ultrapassado Hodgson, apostam em um “mais do mesmo”, com um padrão tático tão pobre e um nome feito baseando apenas nos resultados, com esse estilo de jogo sempre muito contestado na Inglaterra. No West Ham, inclusive, foi Big Sam sair, Slaven Bilic entrar e Payet chegar, que o clube fez uma grande temporada, mudando completamente seu estilo de jogo. Agressivo, com bola no chão, agilidade e bonito de ser visto. Torcida dos Hammers feliz, como nunca esteve com a maneira de jogar do antigo treinador.

E nem era preciso ir longe no mercado: Pellegrini acabou de sair do Manchester City e até apostas como Tim Sherwood ou o jovem Eddie Howe seriam melhores opções. Sam Allardyce na Seleção Inglesa é um atestado de que a FA não sabe contratar treinador e que a Inglaterra não aprende com os erros. Mais um tiro no pé. Mais tempo perdido. Mais alguns anos sem avanço nos Three Lions.

Boa sorte, Sam Allardyce. Você vai precisar.

Comentários

comentário